quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Drenagem Linfática - Conheça os mitos e verdades que envolvem este método


O nome “drenagem linfática” tornou-se muito comum, mas é necessário saber realmente como ela deve ser feita para evitar complicações indesejáveis. A drenagem linfática manual é considerada um método de massagem altamente especializado e deve ser realizado por fisioterapeuta ou profissionais com profundo conhecimento de anatomia e fisiologia do sistema linfático.
Duvidas mais frequentes:

O que é drenagem linfática manual?

É um método de massagem manual que tem como objetivo principal favorecer a eliminação de líquidos e toxinas em excesso do organismo.

Quando a drenagem linfática é indicada?
Existem várias indicações, dentre elas: período pré-menstrual; celulite; pré e pós-operatório; pós-intradermoterapia; edemas (inchaços) e linfedemas, sensação de cansaço nas pernas, gravidez, retenção hídrica e acne.

Drenagem linfática emagrece?
O corpo humano apresenta, na sua constituição, cerca de 56% de líquidos. Se considerarmos que quando alguém apresenta um edema (inchaço) o mesmo acusa um aumento de peso na balança, sim, drenagem linfática emagrece. Porém é preciso ressaltar que a drenagem linfática não atua diretamente na hipoderme, ou seja, não diminui a gordura localizada.

A drenagem linfática manual dói ou pode deixar hematomas na pele?
Não, A drenagem linfática é uma técnica cuja pressão é leve, pois os capilares linfáticos estão logo abaixo da pele.

Por que é tão importante a drenagem linfática antes e após uma cirurgia plástica?
Antes de uma cirurgia plástica ela acelera o fluxo da linfa que percorre os gânglios linfáticos e estimula o sistema imunológico para diminuir a resposta inflamatória no pós-operatório. Durante a cirurgia, grandes porções de pele são descoladas na maioria das cirurgias estéticas, formando um edema (inchaço) que faz parte do processo biológico de reparação tecidual. Torna-se, assim, de vital importância para o sucesso pleno da cirurgia estética que a extensão deste edema seja mantida nas proporções mais discretas possíveis, pois um edema volumoso dificulta a regeneração do tecido.

Após uma cirurgia plástica, quando deve ser iniciada a drenagem linfática?
A primeira drenagem linfática manual poderia ser realizado logo após o término da cirurgia, quando a cliente volta ao seu leito no hospital. É claro que, neste caso, seria feita apenas nas áreas próximas à cirurgia. Vinte e quatro horas após a cirurgia, ela pode avançar cuidadosamente sobre as áreas descoladas.   Deverão ser executadas com pressões levíssimas. Do segundo ao décimo dia, a drenagem deve ser feita muito leve sobre as áreas da cirurgia. Após cerca de quinze dias, a drenagem linfática pode ser realizada normalmente sobre a região operada, sempre respeitando o tipo de cirurgia, os movimentos apropriados, o temo de recuperação do paciente e a fisiologia do sistema linfático.

Existem contra indicações para a drenagem linfática?
Somente possui contra indicação absoluta em caso de trombose venosa profunda e quando existe a suspeita ou se está em tratamento do câncer. Pessoas cardíacas ou com pressão alta possuem contra indicações relativas, salvo quando controladas por medicamento. Porém, sempre é necessário analisar cada caso.

Fonte: Site Bem Estar – Edição nº27 - Reportagem por: Viviane Silva – Fisioterapeuta
www.magrass.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário